terça-feira, 8 de maio de 2007

Colóquio 1 recebe grande público

por Leticia Oliveira


Neste primeiro dia de palestras, os alunos compareceram em massa para assistir ao Colóquio 1, que teve como tema principal Pensamento Comunicacional Latino-Americano: A Diáspora que fez escola. O debate teve como coordenador da mesa o Profº Antônio Heberlê, que substituiu Maria Cristina Gobbi, que esteve na mesa redonda da tarde. Outra alteração foi a ausência do palestrante César Bolaño (UFS - Aracaju-SE) que teve alguns imprevistos e não pôde comparecer ao evento. César foi substituído pelo Profº Dr. José Marques de Mello da Universidade Metodista de São Paulo. A mesa também era composta pelo Prof° Gustavo Adolfo Leon Duarte, da Universidade de Sonora (México) e pela Profª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (UPF - Curitiba-PR).

O primeiro a abrir a rodada de discussões foi o mexicano Gustavo Duarte. Gustavo falou sobre as contribuições do ELACOM (Escola Latino-americana de Comunicação). Em sua análise ele mostra que de 1997 a 2005 foram 148 contribuições e 15 países participantes. Segundo a análise o Brasil é o país que possui o maior número de produções no ELACOM, 116 sendo uma porcentagem de 78,3%. Por fim Gustavo ressaltou as contribuições geradas pelo ELACOM. Algumas citadas foram: a dimensão epistemológica e ética, o modelo de análise: fenômeno sociocultural e o sincretismo ético-epistemológico, que para ele é o mais importante dos três citados.
Já Rosa Maria Cardoso Dalla Costa apresentou um estudo realizado no Paraná, A Teoria da Comunicação na América latina: da herança cultural à construção de uma identidade própria no ensino de Graduação em Comunicação Social. Foi questionada pela palestrante a origem do curso de Comunicação, que foi derivados dos cursos de filosofia, letras e artes. Das 35 instituições que possuem cursos de Comunicação social 4 são públicas, 2 federais, 2 estaduais e 1 é privada. Rosa ressaltou que existem poucas citações de autores latino-americanos e brasileiros nas referências bibliográficas e que predominam os TCCs, as monografias estão em menor número. Em suas considerações finais foi debatida a questão da formação diversificada e superficial dos professores, que não são da área específica de Comunicação Social. Rosa incentivou a pesquisa desde a graduação e a incorporação da produção dos cursos Latino-americanos desde a área de graduação.
Para finalizar a noite de palestras o Profº Dr. José Marques de Mello, ressaltou também a deficiência do corpo docente, pois muitas disciplinas são lecionadas por professores de outras áreas, não sendo especificamente formados em Comunicação Social. Disse que dificilmente recém formados são contratados para uma empresa, e seguem a vida acadêmica. Mas muitos pesquisadores não tem formação para desempenhar a função de lecionar. Mello elogiou a apresentação de Gustavo e abriu espaço para perguntas porque estava muito cansado, pois teve dificuldades com o tráfego aéreo.

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