terça-feira, 8 de maio de 2007

Mesa Redonda 2 - Gêneros Midiáticos: formatos impressos e audiovisuais

Por Joice Bacelo
O público marcou presença no segundo dia do Celacom 2007. Pela manhã uma mesa redonda coordenada pelo professor da PUC de Porto Alegre, Antonio Hohfeldt, discutiu “Gêneros Midiáticos: formatos impressos e audiovisuais”.
Os expositores José Carlos Aronchi (UFRN – Natal), Ana Regina Barros (UFPI – Teresina-Piauí), Najara Ferrari Pinheiro (UCS – Caxias do Sul) e Elizabeth Bastos Duarte (UNISSINOS – São Leopoldo – RS) começaram as discussões a partir das 9h.
Entre um café e outro o público tentava espantar o frio e se concentrar nas explicações dos palestrantes. A professora da UFPI, Ana Regina Bastos, falou sobre o formato dos impressos, “temos que aderir às regras do jornalismo para garantir o emprego, mas hoje em dia opinião e informação vêm se misturando”.
As palestrantes da UCS, Najara Ferrari Pinheiro, e da UNISSINOS, Elizabeth Bastos Duarte, discutiram os formatos audiovisuais. Najara comparou programas matutinos de grandes emissoras, como “Mais Você” (Globo) e “Bem Família” (Band). Já a professora da UNISSINOS preferiu discutir o “tom” televisivo e argumentou que a televisão trabalha com a verossimelhança, “não dá para confundir o real com as regras da TV”, repetiu por várias vezes.
O entusiasmo tomou conta do público. “Valeu a pena agüentar o frio e assistir a esta mesa redonda. Para mim esta foi a melhor discussão do Celacom, espero que continue assim até quarta-feira”, afirmou o publicitário Éderson San Martins.
A estudante de jornalismo da UCPel, Cláudia Haubman, aproveitou a oportunidade para conversar com o professor da PUC de Porto Alegre, Antonio Hohfeldt. “Estou me formando em julho e meu trabalho de conclusão de curso é sobre agenda setting, não podia perder esta oportunidade, ele sabe muito, é o autor número um do meu trabalho”, disse entusiasmada.
À tarde os Grupos Temáticos fazem suas apresentações e à noite acontece o Colóquio 2 que irá discutir “Pensamento Comunicacional Latino Americano: As idéias pioneiras de Luiz Beltrão e Paulo Freire”.

Nenhum comentário: