quinta-feira, 10 de maio de 2007

Colóquio 3, Verón foi muito elogiado por palestrantes

por Leticia Oliveira

Após dois dias de colóquio, o último dia foi em grande estilo. Apresentando como tema da noite Pensamento Comunicacional Latino-americano: As idéias inovadoras de Eliseo Verón. Na mesa composta por grandes estudiosos, estavam presentes Antônio Fausto neto (Unisinos - RS), Elizabeth Gonçalves (Metodista - S. B. do Campo - SP), Giovandro Marcus Ferreira (UFBA - Salvador - BA) e Geraldo Nunes (UFRJ - RJ). O Profº Dr. José Marques de Melo que seria o coordenador da mesa decidiu que Sérgio Porto iria mediar os debates da noite.

Elizabeth Gonçalves mostrou em slides um estudo publicitário feito por alunos de publicidade sobre a revista "Scientific American Brasil", Publicidade e Ciência: a "gramática de produçã" do anuncio publicitário em Scientific American Brasil. Esta é a revista de iniciação científica mais antiga. A revista acompanha uma estrutura padrão e os anúncios são em estrutura simples, separados do corpo da revista, geralmente são de uma página. É composta de 98 páginas e em média 10% são de anúncios. Destes 56 (41,48%) são de editora própria, ou seja, divulgando a própria revista ou outras revistas na área científica. Elisabeth encerrou dizendo que estava muito honrada em estar palestrando na frente de um grande pensador e que na Metodita de São Paulo as idéias de Eliseo Verón já são usadas há mais de um ano.

Antônio Fausto Neto falou sobre as obras de Verón publicadas no Brasil, que no total são quatro. Mas salientou a que achou mais importante para sua vida profissional, Ideologia, estrutura e comunicação. Salientou que a base da primeira versão de uma teoria da comunicação Verón usou como exemplo Marx. E que uma característica marcante de trabalho, é a aliança da formação teórica com pesquisa na comunicação. Mas o mais importante é o fato de ele continuar trabalhando questões simples. Antônio agradeceu ao Celacom por este momento de grande alegria, estar palestrando sobre o trabalho de Verón.

Giovandro Marques Ferreira elogiou o trabalho de Verón e ficou centrado nas 10 idéias inovadoras de Verón, as quais o ajudaram em sua tese de doutorado.
1 - Rumo a 3ª fase da análise dos discursos;
2 - A noção de contato de leitura;
3 - Matérias significantes múltiplas;
4 - A enunciação segundo Antonine Culioli;
5 - A diversidade no fotojornalismo ( o tempo de uma foto);
6 - Do apresentador ventríloquo ao apresentador moderno;
7 - A força do objeto como norteador da pesquisa;
8 - relação da pesquisa com o mercado
9 - Matérias significantes e as mudanças sócio-culturais (materialidade do sentido);
10 - Abertura e inovação: pensar a comunicação aproveitando o que tem de interessante na produção de diferentes países, continentes (Barthes, Culioli, Pierce...).

O último palestrante Sebastião Geraldo Nunes, disse que é muito difícil falar sobre este importante pensadro latino-americano. Nunes falou sobre sua atividade de formador, formação intelectual e o muito que aprendeu com Verón. Sua palestra foi falar sobre sua experiência de estar ao lado e de ser orientado por Verón. Muito preocupado com o o tempo, pois Verón ainda tinha de dar suas palavras, Nunes pulou grande parte de seu discurso e finalizou dizendo que Verón sempre foi um estímulo e sua criatividade, talento e paciência são imprescindíveis na produção intelectual.

Nenhum comentário: